Entenda a importância da escolha do capacete correto.


Ei técnico de segurança ou responsável pela área de SSMA, você ai mesmo.  Você realmente sabe qual capacete escolher?  Escolhe de acordo com o risco que os colaboradores estão expostos?
Esse artigo vem desmistificar os segredos da escolha do capacete certo, entender das simbologias neles contida, fabricação, qual C.A (certificado de aprovação o certo) dentre outros critérios que falaremos aqui.
Vamos direto ao ponto...
Qual sua finalidade?

O capacete de segurança é um EPI (equipamento de proteção individual) seu objetivo principal é reduzir os efeitos causados pelo impacto de quedas, choque mecânico ou contra objetos na cabeça.
Composto por um casco parte de fora, geralmente fabricado de polietileno ou ABS de alta densidade. A segunda  composta por uma carneira e uma coroa, formando a armação interna do capacete.
A NR 6 EPI (equipamento de proteção individual) menciona quais classes de capacetes :
A - EPI para proteção da cabeça
A.1 – Capacete
a) capacete para proteção contra impactos de objetos sobre a cabeça do colaborador;
b) capacete para proteção contra choques elétricos;
 c) capacete para proteção da cabeça contra agentes térmicos como: calor, frio, humidade etc.

Qual norma é referente à especificação deste EPI?

A Associação brasileira de normas técnicas (ABNT) na sua NBR 8221:2015 trata sobre a especificação e métodos de ensaio dos Capacetes de segurança para uso ocupacional.
Visa estabelecer modelos e classes de capacetes de segurança para uso individual, define os requisitos mínimos quanto o desempenho e eficácia e os ensaios para a avaliação dos capacetes, que são destinados à proteção contra impactos, penetração e riscos elétricos.
Tipos de capacete de Segurança do Trabalho
Existem duas classes de capacetes que são divididas de acordo com suas especificações, todas de acordo com a ABNT NBR 8221:2015.
Obs.: Sempre verificar a atualização mais recente das normas citadas no blogger.

Os capacetes da Classe A: Indicados para uso geral, mas não devem ser utilizados em trabalhos que envolvam energia elétrica, devido à falta de isolação elétrica.

Os capacetes da Classe B: contém isolamento contra riscos elétricos.
A NR-6 (Norma Regulamentadora) classifica os capacetes conforme os riscos:
1.       Capacetes de segurança para proteção contra impactos de objetos contra a cabeça;
2.       Contra choques elétricos;
3.       Capacete para proteção do crânio e face contra agentes térmicos.
Qual a finalidade de capacetes com Abas e sem Abas?
Cada capacete tem sua finalidade de acordo com o risco da atividade a ser executada. Vou explicar melhor.
Capacete com aba frontal
Possui aba na região frontal, oferecendo proteção ao rosto e olhos.

Capacete com aba total
Protege contra radiação solar, escorrimento de líquidos e também proporciona maior afastamento de possíveis contatos com energia elétrica e de colisões com estruturas estreitas. Deve ser avaliado o risco criteriosamente antes de se adquirir capacetes com esses padrões.  
Capacete sem aba
Utilizada muito na prática de esportes como rapel, escaladas e saltos porém, hoje na  indústria do seguimento eólico na montagem de aero geradores é item obrigatório.
Este tem um valor de mercado bem superior aos demais capacetes.

Como inspecionar um capacete de segurança?

O que devemos focar na inspeção deste EPI:
-C.A (certificado de aprovação), se esta dentro do prazo de validade, se esta em conformidade com as normas de fabricação nacionais e internacionais quando aplicável.
Verificar visualmente se o capacete está trincado, rachado, se foi contaminado com produto químico, se a carneira esta em bom estado de conservação, sem rasgos, ou com o encaixe danificado.
Muitos profissionais da área de tem dificuldades em realizar uma avaliação de tempo de fabricação C.A dos capacetes.
Alguns fabricantes definem essas informações na aba do capacete conforme imagem ilustrada abaixo:


A direita temos as informações de semanas e ano de fabricação do EPI.  Quando essas informações estão rasuradas o recomendado e solicitar uma nova marcação ao fabricante ou retira-lo de circulação. Lembrando que essa data esta vinculada a validade do C.A do EPI que  você pode consultar no portal do ministério do trabalho em emprego e ou no https://consultaca.com/.
A simbologia acima descreve que o capacete foi fabricado na decima terceira semana do ano de 2003.
Alguns fabricantes colocam sempre 2 números de C.A no mesmo local. Em grande maioria das vezes o C.A referente ao EPI é o primeiro ou fica em local separado das demais demarcações.
Nota: Esta data de validade e sobre o C.A se aplica somente para capacetes marca e modelo M.S.A.  Deve ser verificado de acordo com o fabricante.

Enviar um comentário

0 Comentários