Manilhas de içamento e movimentação de cargas


Olá pessoal!

Nesse post, iremos falar sobre manilhas de içamento, vamos lá.

 As manilhas são dispositivos confeccionados em material forjado em aço carbono ou aço inoxidável que auxiliam no içamento de cargas. Existem vários modelos de manilhas, mas hoje vamos falar dos mais utilizados, um chamado manilha reta, e outro manilha curva (conhecida popularmente por manilha ferradura).

           Manilha curva com pino roscado                                 Manilha reta com pino roscado                            
              



É difícil imaginar a realização de içamento e movimentação de cargas sem a utilização de manilhas. Além de proporcionar ao usuário varias soluções para realização desse procedimento com segurança, elas são peças fundamentais em enlaces na forma Choker. Entretanto como quaisquer acessórios de içamento de cargas, se não utilizado dentro das especificações de segurança do fabricante, ela pode gerar grandes acidentes.

CONHECENDO AS MANILHAS E SUAS FINALIDADES.

MANILHAS DUAS PARTES E MANILHAS QUATRO PARTES.

A manilha de duas partes é aquela que possui corpo e pino, o modelo que se enquadra nessas características é a manilha reta conforme imagem anterior.
Já a manilha de quatro partes é aquela que possui corpo, pino, porca e contra pino (cupilha), o modelo que se enquadra nessas características é a manilha curva conforme imagem anterior.

COMO INSPECIONAR AS MANILHAS

A inspeção visa garantir a segurança na operação de içamento. Contudo, apenas profissionais que possuem a qualificação específica são autorizados para realizar esse tipo de inspeção.
Existem dois tipos de inspeção:
A inspeção visual e a inspeção de teste não destrutivo. A primeira consiste em uma verificação realizada pelo profissional qualificado diariamente antes do uso. Nessa inspeção é verificado:
Ø  Deformações de qualquer natureza;
Ø  Concentricidade entre os furos;
Ø  Redução nos diâmetros do pino ou corpo;
Ø  Dificuldades de colocação e retirada do pino;
Ø  Marcas de aquecimento, choque ou desgaste;
     Ø  Corrosão

Condição de rejeição para uso das manilhas:

Ø   Deformação a tal ponto que torne difícil a colocação / retirada do pino;
Ø   Redução de 10% do diâmetro original do pino ou do corpo;
Ø   Marca de aquecimento;
Ø   Corrosão excessiva;

A segunda  é o teste não destrutivo. Este teste é feito pela equipe mecânica com qualificação em ensaio com líquido penetrante ou ultrassom.  Essa verificação tem por objetivo identificar alguma trinca interna na estrutura da manilha que a olho nu é imperceptível. Algumas empresas definem a periodicidade dessa verificação semestralmente ou anualmente. Vários fatores podem gerar desgaste em algum componente da manilha, tais como: armazenamento inadequado, contato com produto agressivo, quedas no solo, torções devido à utilização errada.

A equipe do SESMT deve realizar auditorias periódicas nas frentes de trabalho a fim de garantir o cumprimento dessas inspeções.

COMO UTILIZA-LAS

Primeiro passo é conhecer qual a carga será içada, verificando quantos olhais possui, se é uma carga simétrica ou assimétrica, qual tipo de olhal e diâmetros.  Em seguida, definir os acessórios que atenda a atividade, capacidades, diâmetros e a quantidades de manilhas a serem utilizadas. É fundamental o conhecimento da carga, pois, com essa informação você planeja melhor a atividade, otimiza tempo, recursos e faz a escolha correta dos acessórios.

A manilha do tipo reta com pino roscado possui uma ótima taxa de utilização quando usada na vertical e com apenas uma eslinga amarrada. O corpo da manilha reta não tem boa resistência quando utilizada sofrendo esforços laterais. Após o enlace feito, o executante da amarração deve certificar-se que o pino da manilha chegou ao curso final, de forma que faceie com a rosca do corpo e posteriormente deve voltar  ¼ de uma volta da rosca. No momento que a carga estiver em movimento, haverá um tensionamento da amarração da carga. Nessa hora ocorre um fenômeno da física, no qual o pino da manilha roscada recebe a carga, fazendo com que gire no sentido de fechamento da rosca, travando o pino no corpo de tal forma que para retira-la é necessário danificar o acessório. Por isso a importância de voltar ¼ de uma volta da rosca.


                                                      Pino faceado com o corpo da manilha

A manilha de quatro partes do tipo curva foi projetada para ser utilizada com mais de uma esliga conectadas. Diferente da reta, ela tem aceitação de trabalhos nas laterais. Confira a imagem abaixo com a tabela de ângulos da manilha tipo curva.




Atenção na utilização de acessórios em ângulo. A perda de capacidade é significativa de acordo com ângulo que a manilha for exposta.

A utilização do contra pino (cupilha) é obrigatória em manilhas com características de quatro partes, uma vez que a carga estiver em movimento, os esforços dinâmicos que ocorrem durante a movimentação de carga podem mover o pino fazendo com que ele se solte.

 ATENÇÃO!

 Sempre respeite a capacidade dos acessórios de içamento. Por mais experiente que você seja sempre dê um passo atrás e reavalie sua atividade. A sua segurança depende apenas de você.

Esperamos que com essas informações as suas atividades se tornem cada dia mais seguras.
Deixe nos comentários situações que já aconteceram com vocês em içamento e movimentações de cargas.

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