Olá pessoal!
Nesse post, iremos falar sobre manilhas de içamento, vamos
lá.
As manilhas são
dispositivos confeccionados em material forjado em aço carbono ou aço
inoxidável que auxiliam no içamento de cargas. Existem vários modelos de
manilhas, mas hoje vamos falar dos mais utilizados, um chamado manilha reta, e outro manilha curva (conhecida popularmente por
manilha ferradura).

É difícil imaginar a realização de içamento e movimentação
de cargas sem a utilização de manilhas. Além de proporcionar ao usuário varias
soluções para realização desse procedimento com segurança, elas são peças
fundamentais em enlaces na forma Choker. Entretanto como quaisquer acessórios de içamento de cargas, se não utilizado
dentro das especificações de segurança do fabricante, ela pode gerar grandes
acidentes.
CONHECENDO AS
MANILHAS E SUAS FINALIDADES.
MANILHAS
DUAS PARTES E MANILHAS QUATRO PARTES.
A manilha de duas partes é aquela que possui corpo e pino, o modelo que se enquadra
nessas características é a manilha reta conforme imagem anterior.
Já a manilha de quatro partes é aquela que possui corpo, pino, porca e contra pino (cupilha),
o modelo que se enquadra nessas características é a manilha curva conforme
imagem anterior.
COMO INSPECIONAR AS
MANILHAS
A inspeção visa garantir a segurança na operação de içamento.
Contudo, apenas profissionais que possuem a qualificação específica são
autorizados para realizar esse tipo de inspeção.
Existem dois tipos de inspeção:
A inspeção visual e a inspeção de teste não destrutivo. A
primeira consiste em uma verificação realizada pelo profissional qualificado
diariamente antes do uso. Nessa inspeção é verificado:
Ø Deformações
de qualquer natureza;
Ø Concentricidade
entre os furos;
Ø Redução
nos diâmetros do pino ou corpo;
Ø Dificuldades
de colocação e retirada do pino;
Ø Marcas
de aquecimento, choque ou desgaste;
Ø
Corrosão
Condição de rejeição para uso das manilhas:
Ø
Deformação a tal ponto que torne difícil a
colocação / retirada do pino;
Ø
Redução
de 10% do diâmetro original do pino ou do corpo;
Ø
Marca de
aquecimento;
Ø
Corrosão
excessiva;
A segunda é o teste
não destrutivo. Este teste é feito pela equipe mecânica com qualificação em
ensaio com líquido penetrante ou ultrassom. Essa verificação tem por objetivo identificar
alguma trinca interna na estrutura da manilha que a olho nu é imperceptível.
Algumas empresas definem a periodicidade dessa verificação semestralmente ou
anualmente. Vários fatores podem gerar desgaste em algum componente da manilha,
tais como: armazenamento inadequado, contato com produto agressivo, quedas no
solo, torções devido à utilização errada.
A equipe do SESMT deve realizar auditorias periódicas nas
frentes de trabalho a fim de garantir o cumprimento dessas inspeções.
COMO UTILIZA-LAS
Primeiro passo é conhecer qual a carga será içada,
verificando quantos olhais possui, se é uma carga simétrica ou assimétrica, qual tipo de olhal e diâmetros. Em seguida, definir os acessórios que atenda a
atividade, capacidades, diâmetros e a quantidades de manilhas a serem
utilizadas. É fundamental o conhecimento da carga, pois, com essa informação
você planeja melhor a atividade, otimiza tempo, recursos e faz a escolha correta
dos acessórios.
A manilha do tipo
reta com pino roscado possui uma ótima taxa de utilização quando usada na
vertical e com apenas uma eslinga amarrada. O corpo da manilha reta não tem boa
resistência quando utilizada sofrendo esforços laterais. Após o enlace feito, o
executante da amarração deve certificar-se que o pino da manilha chegou ao
curso final, de forma que faceie com a rosca do corpo e posteriormente deve
voltar ¼ de uma volta da rosca. No momento que a carga estiver em
movimento, haverá um tensionamento da amarração da carga. Nessa hora ocorre um
fenômeno da física, no qual o pino da manilha roscada recebe a carga, fazendo
com que gire no sentido de fechamento da rosca, travando o pino no corpo de tal
forma que para retira-la é necessário danificar o acessório. Por isso a
importância de voltar ¼ de uma volta da
rosca.
Pino faceado com o corpo da manilha
A manilha de quatro partes do tipo curva foi projetada para ser utilizada com mais de uma
esliga conectadas. Diferente da reta, ela tem aceitação de trabalhos nas
laterais. Confira a imagem abaixo com a tabela de ângulos da manilha tipo
curva.
Atenção na utilização de acessórios em ângulo. A perda de
capacidade é significativa de acordo com ângulo que a manilha for exposta.
A utilização do contra
pino (cupilha) é obrigatória em manilhas com características de quatro
partes, uma vez que a carga estiver em movimento, os esforços dinâmicos que
ocorrem durante a movimentação de carga podem mover o pino fazendo com que ele
se solte.
ATENÇÃO!
Sempre respeite a
capacidade dos acessórios de içamento. Por mais experiente que você seja sempre
dê um passo atrás e reavalie sua atividade. A sua segurança depende apenas de
você.
Esperamos que com essas informações as suas atividades se
tornem cada dia mais seguras.
Deixe nos comentários situações que já aconteceram com vocês
em içamento e movimentações de cargas.
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