Terminei meu curso e agora?


Olá prevencionistas!

Estamos vivendo uma das maiores recessões de emprego no nosso país nos últimos dias devido à pandemia da Covid-19. Segundo o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no trimestre de novembro, dezembro de 2019 e janeiro de 2020 a taxa de desempregados no Brasil chegou a 11,2%, atingindo 11,9 milhões de pessoas, nesse sentido a escassez de emprego trás grandes preocupações para a classe trabalhadora que luta por espaço no mercado de trabalho.


É notória a competitividade no mercado e a busca pela qualificação profissional nunca foi tão intensa como nos dias de hoje, sendo assim, os profissionais que não acompanham as evoluções infelizmente vão perdendo lugar para os que estão a frente das atualizações. Treinamentos preparatórios, graduações e pós-graduações são fundamentais para alcançar o tão sonhado emprego e permanecer nele.

Para os profissionais da área de segurança e saúde e meio ambiente (SSMA) não é diferente. O curso de capacitação vai lhe proporcionar a qualificação técnica para atuar na área, mas não vai te instruir de como se portar em situações complexas que necessitam de habilidades e conhecimento que vão além dos aprendidos em sala de aula.

Como qualquer começo ou recomeço em um novo trabalho as dificuldades e os novos desafios fazem parte do dia a dia e devem ser superados. Atualmente o cargo de técnico em segurança é tido como cargo de confiança por muitas empresas e por isso é necessário muita disciplina e profissionalismo para conseguir a tão almejada credibilidade dentro da empresa junto com seus líderes.

Hoje daremos dicas valiosas de como se comportar no exercício da sua função, principalmente nos primeiros dias que exigem muito do profissional, uma vez que, normalmente é o período no qual mais está sendo observado e é quando o profissional tem a chance de demonstrar com efetividade o seu potencial. As dicas e conselhos serão pautados sobre os temas relacionados a comportamento, técnicas, documentos, inspeções, palestras e vários outros. Vale lembrar que a primeira impressão é a que fica então vamos lá para as recomendações:

Conheça a sua especialidade

Antes de qualquer coisa, você deve conhecer o ramo da atividade que a empresa atua juntamente com seus equipamentos e ferramentas, para que você se familiarize com o que vai ser demandado.

A principal meta de “produção” do técnico em segurança é preservar vidas e garantir o zero acidente. Essas metas devem estar claramente definidas e você deve acreditar que são possíveis de alcançar, pois você será responsável em propor medidas de controle, ministrar treinamentos, diálogos diários de segurança (DDS), palestras educativas, fiscalizar os trabalhos e solicitar a correção sempre que necessário, além de manter o empregador atualizado no que se refere a normas de segurança do trabalho. Essas tarefas vão contribuir para garantir as suas metas. Para concluir, você vai garantir que os trabalhadores voltem para casa em segurança para as suas famílias. Isso é uma responsabilidade e tanto não é?

Cada profissional tem uma habilidade que se destaca entre as outras, alguns possuem melhor desempenho atuando em campo e outros em gestão de documentos e normas. Hoje em dia o profissional deve possuir um pouco de cada habilidade, desse modo não deixará a desejar em nada que lhe for proposto a fazer, devendo, no entanto, explorar o seu ponto mais forte e buscar se aperfeiçoar constantemente.

Aprenda a solucionar problemas

Solucionar problemas nem sempre é uma tarefa fácil e estamos sujeitos a essas situações a todo tempo. Vocês vão se deparar, isso afirmo com certeza, com situações que ferem o que estabelece as normas regulamentadoras, como por exemplo, uma máquina sem proteção das partes móveis (NR 12)equipamentos sem laudos ou manutenção, escadas e acessos danificados dentre várias outras que do mesmo modo serão desafiadoras para vocês. Cada problema tem uma solução e é aí diante do enfrentamento de cada um deles que o profissional vai se destacar. Essas situações vão exigir uma análise em conjunto com os demais profissionais de SSMA, para que seja traçada a melhor forma de controlar a condição perigosa a curto e longo prazo. Depois de encontrada a falha, é importante realizar um plano de ação para definir os responsáveis, datas, custos e acompanhamento da solução da condição no tempo previamente estabelecido pois, como já fora dito, é muito importante que metas sejam estabelecidas e consequentemente cumpridas.

Saiba a importância do registro de acidentes

Sabemos que o acidente de trabalho é um acontecimento não planejado que tem potencial de lesionar um colaborador de forma temporária ou permanente, ou até mesmo levar a morte no exercício de suas atividades. Além desse conceito temos também o acidente com perdas materiais e o acidente de meio ambiente. O primeiro ocorre devido à quebra de instrumentos ou equipamentos que estimula a perda de produtividade, já o segundo tem como característica a contaminação do lençol freático, mortandade de fauna e flora. Ambos têm potencial de se tornarem um acidente com perda pessoal e é por isso que o registro formal é tão importante, pois, através dos relatos a equipe de SSMA vai traçar as ações de correção da situação antes que ocorra algo mais grave.

Seja comunicativo


Nem todos tem habilidade para se comunicar, seja verbalmente ou por escrito. Entretanto, a boa comunicação é de fundamental importância para que as pessoas entendam a mensagem que você quer transmitir. Se você não é bom em comunicação, busque por métodos de melhorar isso através de livros, palestras, vídeos no Youtube sobre o tema. Não tenha medo de se comunicar pois essa habilidade é de suma importância para o profissional que necessita lidar constantemente com pessoas e deseja que seja entendo para alcançar seus objetivos.

Você vai ser responsável por ministrar DDS, para te ajudar como isso, dê olhada nesse post que trata desse assunto através do link abaixo e veja como fazer o melhor DDS do início de sua carreira profissional. (DDS)



Trabalho em equipe O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso dentro de uma empresa, pois, da mesma forma que eles vão contar com seu apoio para alguma questão relacionada à segurança, você também vai precisar de ajuda para resolver problemas que possam surgir.

Cada setor tem sua responsabilidade bem definida, recursos humanos (RH) faz a contratação de pessoal, avaliação de desempenho, já o operacional visa a produção, fabricação e logística, o SSMA por sua vez estabelece controle, solicita equipamentos de proteção individual e coletiva, controle de treinamentos e ações de correção, estabelece medidas de controle e realiza análises de risco. Contudo, havendo equilíbrio nos setores e uma colaboração mútua, o desenvolvimento dos trabalhos se torna mais fácil e tranquilo.

Infelizmente, na maioria das vezes, parte do setor operacional ainda enxerga o profissional de SSMA como um “atrasa serviço”, isso porque existe uma resistência de aceitação maior do setor operacional em relação à equipe de segurança, mas não se preocupe isso é normal, é quase uma questão cultural.

Você deve buscar soluções para as adversidades encontradas e manter o bom relacionamento. Para isso, ambos devem ter respeito um para com o outro, conhecendo e respeitando seus limites. Muitas das vezes para que uma relação de confiança e trabalho em equipe seja estabelecida, vai demandar tempo e estratégias de convivência, e é aí que se vê a diferença entre um bom ou ruim profissional.

Lembre-se: não é uma disputa de qual setor é melhor e sim, um sistema de engrenagens que devem funcionar sistemicamente para que tudo flua da melhor maneira possível.

Atuando em campo

O trabalho do técnico de campo requer muita habilidade e desenvoltura com pessoas, uma vez que, lhe dar com elas pode não ser uma tarefa fácil, como vimos acima. Você deve lembrar que algumas podem ser frágeis e sentimentais, principalmente se tratando do trabalho que ela executa. Veja bem, um profissional que trabalha há 10 anos em uma função não vai concordar facilmente com alguém que venha lhe falar como deve trabalhar, ou pior, que está trabalhando de forma errada, por isso tome cuidado tanto com palavras quanto com ações. Ao abordar um profissional fazendo uma atividade que você julga estar irregular, faça uma abordagem preventiva e o convide a fazer uma análise da tarefa observando onde pode melhorar. Veja os passos para que sua abordagem seja perfeita:

· Apresente-se educadamente como o técnico em segurança do setor e diga que será realizada uma inspeção rotineira de segurança;

· Peça para que ele explique o passo a passo da atividade que ele esta executado, assim você vai conhecer a tarefa e descobrir os processos que você não conhecia;

· Peça que ele demonstre os riscos que ele esta exposto na atividade que esta executando, dessa forma você terá noção do nível de segurança que esse profissional está;

· Peça para ele identificar algum comportamento fora dos padrões de segurança que ele praticou. Caso ele entender que não ocorreu, você relate o que viu e de seu parecer técnico sobre o risco que ele estava exposto e proponha a medida de controle eficiente;

· Se ambas as partes chegaram a uma conclusão que a atividade foi realizada de forma segura, parabenize-o pelas atitudes e comportamentos certos que ele teve e faça com ele o compromisso de sempre buscar a maneira mais segura para realizar a atividade, por mais clichê que possa parecer, essa simples atitude pode mudar todo o comportamento de um profissional;

Lembro que não é uma briga entre SSMA e produção e sim dois setores que precisam trabalhar em harmonia e equilíbrio para que possa ter produção de forma segura.

Conhecer a legislação de segurança

A legislação prevencionista compreende normas regulamentadores do MTb, normas da associação brasileira de normas técnicas (ABNT), normas internacionais (caso não exista norma especifica no Brasil) e normas internas das empresas. Como esse campo de conhecimento é muito vasto, é aconselhável o estudo e conhecimento das normas regulamentadoras específicas do ramo de trabalho de cada empresa, bem como suas normas internas. Através desse primeiro contato você vai obter tudo que precisa para executar seu trabalho de maneira profissional e segura. Isso não exime você de estudas as outras normas ok. Conhecimento nunca é de mais.

Enfim, esperamos que com essas dicas valiosas vocês obtenham o sucesso no novo emprego e se tornem profissionais cada dia mais dedicados à preservação da vida e saúde de seus colaboradores.

Sucesso a todos e ate à próxima.

Enviar um comentário

0 Comentários