Tudo sobre Análise ergonômica de trabalho (AET)



Análise ergonômica de trabalho (AET)

Pessoal, hoje vamos falar da Análise ergonômica de trabalho (AET) que consta na NR 17- Ergonomia. Essa análise visa garantir a integridade física de todos os profissionais que executam trabalhos envolvendo transporte manual de cargas. Sabemos que vários acidentes relacionado com o transporte manual de cargas ocorre pelo simples fato de não existir treinamentos específicos por ser considerada uma atividade comum, mas os indicadores mostram que, uma grande fatia dos acidentes na indústria esta ligado diretamente ao tema.

QUEM PODE ELABORAR UMA AET?

Essa por muito tempo foi uma dúvida que tirou a paz de muitos profissionais da área de segurança, pois, a própria NR 17 não fala quem é o profissional responsável pela elaboração deste documento, ficando a cargo de qualquer profissional que se achasse no direito emiti-la.

O ministério do trabalho divulgou A nota técnica 287/2016/CGNOR/DSST/SIT, falando quem pode elaborar a análise ergonômica de trabalho.

Conforme descrito na nota, o profissional que pode elaborar a AET deve possuir habilidades necessárias e conhecimentos no sistema humano para interpretar o e definir o melhor ambiente ergonômico para o trabalho, conhecer da anatomia humana que consiste em entender os movimentos do corpo, ferramentas que proporcionam bem estar ao trabalho. Esse conhecimento é fundamental para uma boa análise ergonômica.

A AET por ser considerado um laudo, é necessária ser elaborada por profissional de nível superior, que te responsabilidade legal pelo conteúdo do documento.

Não á impedimentos para que o profissional qualificado em Engenharia de segurança possa ministrar treinamentos relacionados a ergonomia, desde que ele possua o conhecimento do assunto.

ESTRUTURA DE UM AET.


Os principais pilares para uma boa elaboração dessa análise são:

 Identificar maneiras e recursos para facilitar o trabalho manual de pessoas, Hoje o mercado fornecesse uma gama de produtos que facilitam o transporte manual de cargas como, carrinhos, dispositivos de elevação mecanizada, mesas e bancas com varias regulagens facilitando ainda mais o trabalho.

 Criar procedimentos e revisa-los para garantir que o estudo realizado seja focado na redução do esforço exercido pelo trabalhador de forma que não oferece risco a sua segurança. Estabelecer padrões de revezamento e descanso entre a jornada de trabalho. Recomendado a criação de exercícios laborais antes do inicio dos trabalhos, de forma que garanta a prevenção de doenças relacionadas a LER (lesão por esforço repetitivo) e a DORT (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho).

 Elaborar plano de ação para monitoras constantemente o cumprimento no disposto da NR 17 e da AET, esse plano deve compreender todo ambiente operacional da empresa e ser conhecido por todos os profissionais bem como toda a análise ergonômica.

Espero ter conseguido direciona-los para a elaboração de suas AET’s.

Vamos deixar o link da NR 17 abaixo para que vocês possam estudar mais.

Ate mais pessoal.

Enviar um comentário

0 Comentários