Olá pessoal, hoje vamos falar de uma tema que assombra muita gente. O medo de falar em público.
Um estudo publicado pelo jornal britânico “Sunday Times” revela que o medo de falar em público é maior do que o medo de enfrentar problemas financeiros, doenças e a morte.
Muitas pessoas tem mesmo horror na hora de falar para algum grupo de pessoas. Alguns profissionais pensam que estão sendo avaliados a cada segundo de sua apresentação. Ninguém nasce com o dom de ensinar, você já deve ter ouvido falar, “nossa fulano é bom dirigir um carro, mas é péssimo a ensinar”. Essa pessoa apenas não passou pelo processo de aprendizagem que vamos ensinar vocês hoje.
Falar bem traz benefícios para a carreira
Os benefícios de se falar bem em publico refletem diretamente na vida profissional e pessoal de qualquer individuo. A boa comunicação é fundamental para passar uma ideia clara e objetiva. Em uma entrevista de emprego, saber se expressar bem pode ser a chave para a contratação.
Medos
Enfrentar grandes multidões em palestras, treinamentos ou discursos não é tarefa muito fácil. Mas também não é o fim. Vamos dar dicas de como você deve se portar quando for falar em público.
Todo profissional que vai transmitir uma mensagem para um determinado público tem seus medos em algum momento do discurso.
Medo de esquecer o material a ser apresentado: esse é comum para a maioria dos oradores. Para combater essa situação, não existe formula mágica. É necessário treinar muito sua apresentação e treinar ate mesmo sozinho, quando se sentir preparado para apresentar, treine mais uma vez.
Perguntas: quando se passa uma mensagem, espera-se que o emissor saiba tudo sobre o que é dito. O medo de perguntas no momento da apresentação pode ser controlado tomando medidas como: definir que as perguntas serão apenas por escrito, assim só responderá as que tiverem certeza. Também deixar claro o horário previamente definido para que sejam realizadas as perguntas, assim você responderá quando estiver preparado.
Ansiedade: a ansiedade já é considerada a doença do século atual. Para muitas pessoas receber um simples convite para uma conversa informal já era motivo de travar e não conseguir falar uma palavra. As palavras fugiam no momento de falar, qualquer barulho era motivo de pavor. Contra a ansiedade a um remédio que não falha, combate-la.
Agora que já descobrimos os vilões da nossa apresentação, vamos trazer aqui as forma de fazer uma apresentação de sucesso.
Primeiro passo: acalme-se antes de começar a sua apresentação. Um dos fatores que mais contribuem para uma má apresentação é o nervosismo. Para reduzir esse estado você deve respirar fundo, ouvir musica relaxante, fazer alguns exercícios, pensar positivo e manter a calma.
Prepare bem o seu material: evite utilizar apresentações já prontas de outras pessoas. O contato com o tema deve ser feito totalmente por você. Você deve dominar o assunto que vai falar. Toda boa apresentação tem começo, meio e fim e deve ser clara e objetiva.
Olho no olho: nas apresentações se esforce para olhar no olho das pessoas que estão lhe prestigiando e ouvindo sua palestra. Isso mostra respeito com seus ouvintes. Evite olhar para cima, para os lados, isso demonstra incerteza e insegurança.
Voz: a sua voz deve ser ouvida por todos dentro do local de apresentação, o auxilio de recursos como microfones e caixas é ótimo, porem nem sempre estarão disponíveis. Projete sua voz, abra bem a boca ao falar, isso vai ajudar na compressão dos ouvintes.
Postura: tenha postura de vencedor, mantenha a coluna ereta, ombros levantados, evite gesticulações desordenadas. Evite colocar os braços para traz ou se mexer de um lado para o outro.
Espero que essa dica possam lhes ajudar a realizar palestras, dialogo diário de segurança (DDS) memoráveis. Busque por mais informações sempre para se especializarem ainda mais.
Ate breve.
0 Comentários