Inventário de risco da NR 01.

 2 minutos de leitura para entender de segurança.

Olá pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre inventário de riscos ocupacionais.

Primeiramente vamos entender o conceito de risco.



Segundo ISO 45.001  risco é a “combinação da probabilidade de ocorrência de eventos ou exposições perigosas relacionadas aos trabalhos e da gravidade das lesões e problemas de saúde que podem ser causados pelo(s) evento(s) ou exposição(ões)”.

Entende-se que para haver risco é necessário a exposição de pessoas a um perigo. De forma genérica, o conceito de perigo é a fonte que pode causar a lesão ou danos.

 Para descomplicar vou falar aqui um exemplo, trabalho em altura. Perigo trabalhar em um telhado (altura), o risco, a queda do colaborador.

De uma forma simples, risco é a exposição de pessoas, máquinas ou meio ambiente a condições que podem causar lesão, quebra ou contaminação.

 O inventário de risco.

 O inventário de risco deve ser composto de no mínimo:

Levantamento qualitativo de perigos e riscos;

Quantificação do risco;

Probabilidade de ocorrência.

Matriz de risco

Para sintetizar o inventário de risco é importante que seja utilizada a matriz de risco. A matriz é o método para indicar o nível de risco que a operação está exposta. Ela informa de forma gráfica e visual a probabilidade e a severidade dos riscos avaliados dentro da empresa. Com base nessas informações, fica mais fácil a elaboração das análises preliminares de risco para a execução das atividades do time operacional.

Enviar um comentário

0 Comentários